sexta-feira, 3 de julho de 2015

QUAL DEVE SER A POSTURA DOS CRISTÃOS DIANTE DO SOFRIMENTO?

"Queridos amigos, não se assustem nem se admirem quando vocês passarem pelas provas ardentes que estão para vir, pois isto não é coisa estranha e nem fora do comum que lhes vai acontecer.
Pelo contrário, alegrem-se verdadeiramente, pois estas provações transformarão vocês em companheiros de Cristo no seu sofrimento, e depois terão a maravilhosa alegria de participarem da sua glória naquele dia vindouro quando ela será manifestada.
Alegrem-se se vocês forem amaldiçoados e insultados por serem cristãos, pois quando isso acontecer o Espírito de Deus virá sobre vocês com grande glória.
Não quero ouvir falar de vocês sofrerem por cometer assassinato, ou roubar, ou fazer desordem, ou por serem abelhudos e se intrometerem nos negócios dos outros"Mas não é vergonha nenhuma sofrer por ser cristão. Dêem graças a Deus pelo privilégio de estarem na família de Cristo e serem chamados pelo seu nome maravilhoso!Porque a hora do julgamento chegou, e deve começar primeiro entre os próprios filhos de Deus. E se até mesmo nós, que somos cristãos, devemos ser julgados, qual será o destino terrível que aguarda aqueles que nunca creram no Senhor?Se os justos se salvam com dificuldade, que oportunidade terão os ímpios?Portanto, se vocês estiverem sofrendo segundo a vontade divina, continuem a fazer o que é direito e entreguem-se aos cuidados do Deus que criou vocês, pois Ele nunca faltará.  (I Pedro 4.12-19)


O Livro de I Pedro enfoca quase que exclusivamente o sofrimento cristão, especialmente a respeito a perseguição injusta por parte de pessoas hostis à fé cristã. 
O apostolo fala o seguinte sobre o sofrimento:

1. Não devemos ficar surpresos quando o sofrimento vier. Os cristão que vivem um estilo d
e vida culturalmente diferente, em obediência a Deus, devem esperar que a cultura responda com hostilidade. Devemos esperar zombaria, discriminação, falsa acusações e, até mesmo, violência.

2. Deus tem um propósito para nós no sofrimento - levar-nos à comunhão com Cristo, que sofreu antes de ser glorificado (Rm 8.17).

3. Ao sofrer em comunhão com Cristo, podemos ter certeza de que desfrutamos da gloria que Ele já conquistou (Rm 8.17)

4.Precisamos comprometer-nos a fazer o que é certo quando enfrentarmos o sofrimento. Nossa dificuldades podem sempre fornecer desculpas para pecarmos, mas quando elas surgirem em nosso caminho, devemos ter uma vida cristã exemplar, caracterizada pelo amor aos outros.

5. Amar os inimigos em  meio as provações pode ser uma poderosa oportunidade para compartilhar nossa fé. Ao tratar nossos perseguidores com amor e bondade, podemos tornar nossa fé respeitável e atrativa a eles.
6. É preciso lembrar em nossas provações que Deus é soberano e fiel. Ele controla todas as circunstancias da vida, e não precisamos temer, poisas provações que virão ao nosso encontro só se darão segundo a vontade ou controle de Deus.

Pedro relembra as palavras de Jesus: "bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós, por minha causa" (Mt 5.11). Cristo enviará Seu Espirito para fortalecer aqueles que sao perseguidos por causa da sua fé. Pedro não ilude: o plano de Deus para sua vida pode incluir dor e dificuldades. Assim, quando o problema vier, nao fique surpreso.
Isso nao significa que  o sofrimento é resultado de fidelidade a Deus. Pedro distingue os dois sofrimentos, o de seguir a Cristo e o de fazer o mal. Por exemplo, um cristão pode pensar  que está sendo agredido por causa de sua fé, quando  é seu próprio comportamento a verdadeira causa. Portanto,é necessário cuidadosa análise ou sábio conselho ara determinar os verdadeiros motivos do nosso sofrimento. Entretanto, podemos confiar que sempre que sofrermos por nossa lealdade a Cristo, Ele estará conosco.