terça-feira, 22 de novembro de 2016

ANTES QUE SE ROMPA O CORDAO DE PRATA

Sim, lembre-se dele, antes que se rompa o cordão de prata, ou se quebre a taça de ouro; antes que o cântaro se despedace junto à fonte, a roda se quebre junto ao poço, Eclesiastes 12:6

O autor de Eclesiastes inicia o capítulo alertando aos jovens que se voltem ao Criador, quando um homem tem a dor de rever uma vida desperdiçada, o fato de ele não ter desistido do pecado e das vaidades mundanas até ser forçado a dizer, não tenho prazer neles, torna sua sinceridade muito questionável.

Talvez você já tenha se deparado com esse tipo de pessoa, aquele que diz, vou aproveitar a vida, e quando estiver mais velho eu penso em Deus.

O versículo citado pelo autor, que soa quase como uma poesia, é uma alegoria ao corpo que está morrendo, e o alerta então é que pode ser tarde demais para aquele jovem agora se arrepender.

Alegoria com o Corpo

Grande parte dos comentaristas defendem que o autor estava realizando uma comparação com partes do corpo humano, que com o passar do tempo vai se deteriorando, se despedaçando.

Nesse sentido o Cordão de Prata significaria a medula da espinha dorsal, que vem do cérebro, e daí desce até o extremo inferior da coluna vertebral, formando um grande cordão branco parecido com a prata, juntamente com os nervos, que, como observam os anatomistas, nada mais são que a produção e a continuação da medula.

Taça de Ouro seria uma referência ao recipiente onde eram colocado azeite listado por Zacarias e representa as membranas que envolvem o cérebro:

e me perguntou: “O que você está vendo? ” Respondi: “Vejo um candelabro de ouro maciço com um recipiente para azeite na parte superior e sete lâmpadas e sete canos para as lâmpadas. Há também duas oliveiras junto ao recipiente, uma à direita e outra à esquerda”. Zacarias 4:2,3

Parte dos estudiosos entendem que a Fonterepresenta o ventrículo direito do coração, que agora é reconhecido como a fonte da vida; e o jarro são as artérias que transportam o sangue para as outras partes do corpo.

Por fim o Poço é o ventrículo esquerdo do coração, e a Roda parece ser a grande artéria, porque é o grande instrumento desta circulação.

Dessa forma entende-se que o versículo é de fato uma comparação com a anatomia do corpo, ou simplesmente uma metáfora de como a velhice vai encerrando a nossa vida.

O que importa

Salomão, provável escrito de Eclesiastes continua sua linha de raciocínio:

“Tudo sem sentido! Sem sentido! “, diz o mestre. “Nada faz sentido! Nada faz sentido! ” Eclesiastes 12:8

Enquanto o jovem não se voltou para os caminhos retos do Senhor, acabou buscando o vento, e na velhice quando olha para traz vê que estava correndo atrás do nada, imagine uma vida inteira desperdiçada, é esse desespero que toma conta do autor em sua narrativa.

Fonte: Bíblia comentada (app)

POR QUE ME PERSEGUES?

E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? – Atos 9:4

Assisti recentemente um episódio de uma série onde os soldados possuíam um chip implantado para ajudá-los no combate contra as “baratas”, uma espécie de monstros.

um dos soldados em meio ao combate passou a ter problemas no seu implante e descobriu algo aterrorizador, que as “baratas” que eles caçavam e matavam eram na verdade humanos, o chip que fazia a alteração da aparência.

Existem na Bíblia algumas histórias parecidas, claro que não com essa tecnologia, mas relacionado a cegueira das pessoas em reconhecer a verdade e assim foi com a mulher samaritana.

Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. – João 4:20-22

Essa bela história nos mostra uma mulher cega em suas convicções, acreditava estar adorando ao Deus verdadeiro, mas a revelação chega de forma inesperada, através de um estranho, “você não sabe o que está adorando”.

Felizmente a mulher teve sabedoria para ponderar a revelação do mestre e não só ouviu e creu como trouxe consigo boa parte daquela região.

O mesmo não aconteceu com o jovem rico:

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Mateus 19:21,22

Ele acreditava seguir e adorar a Deus fielmente, mas Jesus mostra claramente para ele o mesmo que a mulher samaritana, “você adora o que não sabe”, seu deus era o dinheiro, infelizmente o alerta não o fez mudar de caminho, continuou seguindo o seu deus.

Paulo também passou por situação parecida, achando que estava servindo ao verdadeiro Deus, passou a perseguir e prender os cristãos, até que também foi confrontado pela Palavra do Messias: “Por que me persegues?” daquele momento em diante se tornaria um novo homem, tão diferente que até mesmo o seu nome fora alterado.

Atualmente vivemos algo parecido, muitos dizem acreditar e até mesmo seguir o Deus Criador, mas o negam com suas atitudes, é como se o jovem rico depois de se afastar continuasse dizendo que servia a Deus.

Muitas vezes somos confrontados, em nossas convicções, em nossas certezas, e mesmo diante da luz, da verdade do Evangelho continuamos resistentes.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

ONDE VOCE PASSARÁ A ETERNIDADE?

Uma pergunta intrigante pra muitos ou pelo menos todos que respondem que estarem com Deus.
É bem verdade que existe dois caminhos opostos onde conduzirá o homem a uma eternidade final e eterno e definitivo. Não existe uma terceira opção. Você escolhe onde passar a eternidade, o homem poderá escolher passar essa eternidade com o diabo, os demônios e os ímpios no inferno, em densas trevas, tormentos, ranger de dentes, sequidão espiritual, separação eterna de tudo que e agradável, condenado e perdido eternamente, ou poderá escolher passar a eternidade com Deus, Jesus e com todos os santos (pessoas fies e que viveram inteiramente para Deus em obediência), com pessoas felizes e abençoadas no céu, num lugar repleta de alegria, luz perene, musica divina, paz divinal, felicidade total, gozo e salvação eterna.
Oque você escolhe? Não tenha duvidas queridos, escolha passar a eternidade com Deus.

PASSOS PARA SALVAÇÃO
     
  1. RECONHECER QUE É PECADOR
"Porque todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus, sendo justificado gratuitamente pela sua graça, pela redencao que a em Cristo Jesus..." (Rm 3.23-26)




O primeiro passo para alguém obter a salvação e reconhecer que é um pecador e que precisa de perdao e da justificao que vem por intermédio de JESUS CRISTO. Mas este primeiro passo só pode ser dado se o Espirito santo convencar a pessoas da verdade, da justiça e do juízo, divino, quando ela ouvir a mensagem da salvação (Jo 16.7,8).


     2. ARREPENDER-SE DOS PEADOS


"o tempo esta cumprido, e o Reino de Deus esta próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho." 
(Mc 1.15)


"
Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebeis o dom do Espirito Santo." (At 2.38)

Após conscientizar-se que e um pecador e que precisa de salvação, o segundo passo e arrepende-se de seus pecados. O arrependimento deve vir acompanhado de profunda tristeza pelo fato de a pessoa ter vivido no pecado e pelas consequências que o pecado trouxe à vida dela, bem como do desejo de a pessoa, ajudada pelo Espirito Sato, mudar de vida, abandonando sua vil maneira de viver e voltando-se para Deus (veja Sl 38.18; At 2.37; II Co 7.10).
Existem promessas tremendas para quem abandona o pecado e volta-se para Deus. Alem de perdão, o pecador recebe cura, restauração, refrigério e capacidade para prosperar em toas as áreas da sua vida.
Em Proverbios 28.13, é dito: "oque encobre as suas transgressões nunca prosperará; mais os que as confessa e deixa alcançara misericórdia".
Em Atos 3.19, somos exortados: "arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados e venham tempos de refrigério pela presença do Senhor".                                                                                                                                            Mas se lembre que arrepender-se significa andar no sentido contrario que outrora que se estava andando; mortificar o velho home, com todas as suas concupiscência, e viver em novidade de vida, como nova criatura em Cristo para as boas obras (Ef  2.10)


      3. CRÊ EM JESUS COMO SALVADOR E ACEITÁ-LO COMO SENHOR
      4. CONFESSAR QUE CRISTO E SEU SENHOR




Fonte: Livro: Os mistérios do Apocalipse (325 respostas...), Autor: Joá Caitano
CONTINUA ...


 

terça-feira, 2 de agosto de 2016

O que Jesus quis dizer com: Deixe aos mortos o sepultar os seus próprios mortos?

Essa expressão dita por Jesus está registrada nos evangelhos de Mateus 8.18-22 e em Lucas 9. 57-62. A primeira coisa que devemos observar atentamente é que Jesus está colocando à prova alguns que desejam segui-Lo. Jesus nunca foi de enganar as pessoas e prometer moleza. Nunca omitiu o nível de comprometimento que era exigido para segui-Lo. Assim, ele chega a dizer a um escriba super empolgado para segui-Lo: “As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.” (Mt 8.20). No texto não temos a resposta desse escriba e nem a informação se ele permaneceu com Jesus depois dessa dura palavra de Cristo. Jesus estava como que ‘peneirando’ para encontrar seus verdadeiros e fieis discípulos.

O que quer dizer deixe aos mortos o sepultar os próprios mortos?
Após esse escriba, outro rapaz, que, segundo o texto, já era discípulo, coloca como que uma condição diante do chamado de Jesus: “A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.” (Lc 9.59).

É pouco provável que o pai desse discípulo tivesse morrido e ele estivesse ali longe de sua família à espera de uma espécie de autorização para ir sepultar seu pai. O mais provável é que esse discípulo estivesse querendo autorização de Jesus para cuidar de seu pai até que esse morresse. Cuidar dos familiares mais velhos era algo muito forte na cultura judaica. Assim, esse rapaz não estaria pedindo nada de mais a Jesus. Porém, a resposta de Jesus foge a uma resposta comum e esperada: “Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.” (Lc 9.60).
Alguns podem taxar Jesus de desumano, considerando a dureza de sua declaração. Porém, Jesus não tinha o costume de ser desumano e nem o seria. Jesus tratava com as pessoas, dizendo-lhes exatamente o que precisavam ouvir. Foi assim com o jovem rico. Jesus foi duro porque viu em seu coração que o deus dele era as riquezas. Com a mulher samaritana o discurso de Jesus também foi firme. Assim, não tenho dificuldades de crer que Jesus estava tratando algo especial na vida desse discípulo. Talvez a sua excessiva preocupação com o pai fizesse com que o reino de Deus não fosse prioridade em sua vida. Jesus, então, coloca as coisas nos seus devidos lugares. Qualquer coisa que estivesse acima do reino do Deus deveria ser repensada, ainda que fosse culturalmente aceita. Ninguém pode servir a dois senhores!
A palavra de Jesus toma um tom ainda mais forte se considerarmos que o pai do rapaz estivesse mesmo morto naquele dia. Jesus estaria exigindo lealdade exclusiva. De qualquer forma, sabemos através das palavras de Jesus, que nossa prioridade no reino de Deus deve exceder qualquer outra prioridade, mesmo as culturais e sociais. Isso fica claro quando Ele diz: “Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.” (Lc 9.62).
A respeito da expressão focada nesse artigo, alguns sugerem que Jesus fez uma espécie de trocadilho, que signifique algo como: “Deixe os espiritualmente mortos sepultar os fisicamente mortos”, mostrando que as outras pessoas podiam cuidar do pai do rapaz. Porém, o mais importante nesse texto, é entender toda a questão que Jesus quis tratar ali naquele momento, conforme discorri acima.
 
Escrito pelo Pb. André Sanches
Fonte: Site: Esboçando ideias, cristianismo simples