terça-feira, 22 de novembro de 2016

ANTES QUE SE ROMPA O CORDAO DE PRATA

Sim, lembre-se dele, antes que se rompa o cordão de prata, ou se quebre a taça de ouro; antes que o cântaro se despedace junto à fonte, a roda se quebre junto ao poço, Eclesiastes 12:6

O autor de Eclesiastes inicia o capítulo alertando aos jovens que se voltem ao Criador, quando um homem tem a dor de rever uma vida desperdiçada, o fato de ele não ter desistido do pecado e das vaidades mundanas até ser forçado a dizer, não tenho prazer neles, torna sua sinceridade muito questionável.

Talvez você já tenha se deparado com esse tipo de pessoa, aquele que diz, vou aproveitar a vida, e quando estiver mais velho eu penso em Deus.

O versículo citado pelo autor, que soa quase como uma poesia, é uma alegoria ao corpo que está morrendo, e o alerta então é que pode ser tarde demais para aquele jovem agora se arrepender.

Alegoria com o Corpo

Grande parte dos comentaristas defendem que o autor estava realizando uma comparação com partes do corpo humano, que com o passar do tempo vai se deteriorando, se despedaçando.

Nesse sentido o Cordão de Prata significaria a medula da espinha dorsal, que vem do cérebro, e daí desce até o extremo inferior da coluna vertebral, formando um grande cordão branco parecido com a prata, juntamente com os nervos, que, como observam os anatomistas, nada mais são que a produção e a continuação da medula.

Taça de Ouro seria uma referência ao recipiente onde eram colocado azeite listado por Zacarias e representa as membranas que envolvem o cérebro:

e me perguntou: “O que você está vendo? ” Respondi: “Vejo um candelabro de ouro maciço com um recipiente para azeite na parte superior e sete lâmpadas e sete canos para as lâmpadas. Há também duas oliveiras junto ao recipiente, uma à direita e outra à esquerda”. Zacarias 4:2,3

Parte dos estudiosos entendem que a Fonterepresenta o ventrículo direito do coração, que agora é reconhecido como a fonte da vida; e o jarro são as artérias que transportam o sangue para as outras partes do corpo.

Por fim o Poço é o ventrículo esquerdo do coração, e a Roda parece ser a grande artéria, porque é o grande instrumento desta circulação.

Dessa forma entende-se que o versículo é de fato uma comparação com a anatomia do corpo, ou simplesmente uma metáfora de como a velhice vai encerrando a nossa vida.

O que importa

Salomão, provável escrito de Eclesiastes continua sua linha de raciocínio:

“Tudo sem sentido! Sem sentido! “, diz o mestre. “Nada faz sentido! Nada faz sentido! ” Eclesiastes 12:8

Enquanto o jovem não se voltou para os caminhos retos do Senhor, acabou buscando o vento, e na velhice quando olha para traz vê que estava correndo atrás do nada, imagine uma vida inteira desperdiçada, é esse desespero que toma conta do autor em sua narrativa.

Fonte: Bíblia comentada (app)

POR QUE ME PERSEGUES?

E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? – Atos 9:4

Assisti recentemente um episódio de uma série onde os soldados possuíam um chip implantado para ajudá-los no combate contra as “baratas”, uma espécie de monstros.

um dos soldados em meio ao combate passou a ter problemas no seu implante e descobriu algo aterrorizador, que as “baratas” que eles caçavam e matavam eram na verdade humanos, o chip que fazia a alteração da aparência.

Existem na Bíblia algumas histórias parecidas, claro que não com essa tecnologia, mas relacionado a cegueira das pessoas em reconhecer a verdade e assim foi com a mulher samaritana.

Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. – João 4:20-22

Essa bela história nos mostra uma mulher cega em suas convicções, acreditava estar adorando ao Deus verdadeiro, mas a revelação chega de forma inesperada, através de um estranho, “você não sabe o que está adorando”.

Felizmente a mulher teve sabedoria para ponderar a revelação do mestre e não só ouviu e creu como trouxe consigo boa parte daquela região.

O mesmo não aconteceu com o jovem rico:

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Mateus 19:21,22

Ele acreditava seguir e adorar a Deus fielmente, mas Jesus mostra claramente para ele o mesmo que a mulher samaritana, “você adora o que não sabe”, seu deus era o dinheiro, infelizmente o alerta não o fez mudar de caminho, continuou seguindo o seu deus.

Paulo também passou por situação parecida, achando que estava servindo ao verdadeiro Deus, passou a perseguir e prender os cristãos, até que também foi confrontado pela Palavra do Messias: “Por que me persegues?” daquele momento em diante se tornaria um novo homem, tão diferente que até mesmo o seu nome fora alterado.

Atualmente vivemos algo parecido, muitos dizem acreditar e até mesmo seguir o Deus Criador, mas o negam com suas atitudes, é como se o jovem rico depois de se afastar continuasse dizendo que servia a Deus.

Muitas vezes somos confrontados, em nossas convicções, em nossas certezas, e mesmo diante da luz, da verdade do Evangelho continuamos resistentes.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

ONDE VOCE PASSARÁ A ETERNIDADE?

Uma pergunta intrigante pra muitos ou pelo menos todos que respondem que estarem com Deus.
É bem verdade que existe dois caminhos opostos onde conduzirá o homem a uma eternidade final e eterno e definitivo. Não existe uma terceira opção. Você escolhe onde passar a eternidade, o homem poderá escolher passar essa eternidade com o diabo, os demônios e os ímpios no inferno, em densas trevas, tormentos, ranger de dentes, sequidão espiritual, separação eterna de tudo que e agradável, condenado e perdido eternamente, ou poderá escolher passar a eternidade com Deus, Jesus e com todos os santos (pessoas fies e que viveram inteiramente para Deus em obediência), com pessoas felizes e abençoadas no céu, num lugar repleta de alegria, luz perene, musica divina, paz divinal, felicidade total, gozo e salvação eterna.
Oque você escolhe? Não tenha duvidas queridos, escolha passar a eternidade com Deus.

PASSOS PARA SALVAÇÃO
     
  1. RECONHECER QUE É PECADOR
"Porque todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus, sendo justificado gratuitamente pela sua graça, pela redencao que a em Cristo Jesus..." (Rm 3.23-26)




O primeiro passo para alguém obter a salvação e reconhecer que é um pecador e que precisa de perdao e da justificao que vem por intermédio de JESUS CRISTO. Mas este primeiro passo só pode ser dado se o Espirito santo convencar a pessoas da verdade, da justiça e do juízo, divino, quando ela ouvir a mensagem da salvação (Jo 16.7,8).


     2. ARREPENDER-SE DOS PEADOS


"o tempo esta cumprido, e o Reino de Deus esta próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho." 
(Mc 1.15)


"
Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebeis o dom do Espirito Santo." (At 2.38)

Após conscientizar-se que e um pecador e que precisa de salvação, o segundo passo e arrepende-se de seus pecados. O arrependimento deve vir acompanhado de profunda tristeza pelo fato de a pessoa ter vivido no pecado e pelas consequências que o pecado trouxe à vida dela, bem como do desejo de a pessoa, ajudada pelo Espirito Sato, mudar de vida, abandonando sua vil maneira de viver e voltando-se para Deus (veja Sl 38.18; At 2.37; II Co 7.10).
Existem promessas tremendas para quem abandona o pecado e volta-se para Deus. Alem de perdão, o pecador recebe cura, restauração, refrigério e capacidade para prosperar em toas as áreas da sua vida.
Em Proverbios 28.13, é dito: "oque encobre as suas transgressões nunca prosperará; mais os que as confessa e deixa alcançara misericórdia".
Em Atos 3.19, somos exortados: "arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados e venham tempos de refrigério pela presença do Senhor".                                                                                                                                            Mas se lembre que arrepender-se significa andar no sentido contrario que outrora que se estava andando; mortificar o velho home, com todas as suas concupiscência, e viver em novidade de vida, como nova criatura em Cristo para as boas obras (Ef  2.10)


      3. CRÊ EM JESUS COMO SALVADOR E ACEITÁ-LO COMO SENHOR
      4. CONFESSAR QUE CRISTO E SEU SENHOR




Fonte: Livro: Os mistérios do Apocalipse (325 respostas...), Autor: Joá Caitano
CONTINUA ...