terça-feira, 9 de setembro de 2014

O QUE É UM CRISTÃO?

 "Partiu, pois, Barnabé para Tarso, em busca de Saulo;
 e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos." Atos 11.25,26

A palavra cristã aparece apenas três vezes no Novo Testamento (At 11.26; 26.28; IPd 4.16). Ela foi utilizada pelos gregos e romanos, em referencia ao seguidores de cristo. No original, ela ignifica aquele que aderiu a Cristo, ou aquele que é um seguidor de Cristo.
Ao longo do seculos, a palavra foi expandida para todo aquele que pertencem ao segmento ideológico chamado cristianismo e, com isso, acabou perdendo o seu sentido original: "Seguidor ou pertencente a cristo a Cristo".
Se voltarmos às raízes do cristianismo, o verdadeiro cristão é aquele que tem um compromisso profundo com Cristo, com seus ensinos, e vive os princípios da palavra de Deus.
Alguns se consideram cristão porque nasceram no meio evangélico  ou cristão; outros, porque foram batizados quando eram crianças; alguns dizem que tem Cristo desde que nasceram; outros dizem: nasci em um país cristão, portanto, sou cristão. Podemos denominar isto de cristianismo cultural ou nominal.


O cristão verdadeiro tem algumas características importantes. Em primeiro lugar, ele tem uma experiência pessoal com Cristo, chamada na Bíblia de novo  nascimento. O conhecimento de Cristo traz transformações tão profundas que a bíblia compara o nascido de novo a um bebê que sai do ventre da mãe e começa a conhecer e ter contato com o mundo. Uma segunda característica é que o cristão verdadeiro quer conhecer mais profundamente a Cristo, portanto, tem fome da palavra de Deus. Uma terceira característica é que o cristão verdadeiro não só conhece pessoalmente a Cristo, tem fome da sua palavra, mas quer obedecer ao seu Senhor em tudo. A obediência é fundamental na vida do cristão verdadeiro.
Precisamos orar e jejuar, e constantemente fazer um exame da nossa vida cristã. Algumas das vezes teremos um amontoado de duvida sobre o nosso cristianismo, por causa da nossa incapacidade de colocar em pratica o ensinos de Jesus, mas chegaremos a uma posição muito interessante e boa, que é a dependência de Deus para obedecermos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário